Imagem capa - Dicas para um Ensaio Fotográfico por Cleber Anderson Brauner
Dicas para Ensaios

Dicas para um Ensaio Fotográfico







O que a pessoa que não é modelo pode fazer para se sentir mais à vontade com a câmera?

Acho que usar a imaginação ajuda. Tentar não ver a câmera como uma câmera, imaginar que ela é uma pessoa com quem você está interagindo. A fotografia é bacana quando ela nos diz algo, quando passa algum sentimento. Um sorriso natural, por exemplo, precisa estar preenchido para convencer, e ele pode ter muitas camadas de sentimento. Você pensa numa coisa e cada pessoa interpreta do seu jeito, então é preciso ter algo no olhar que remeta à emoção. Não vale ter vergonha, tem que relaxar e não ficar pensando nos seus defeitinhos. Quanto mais a gente quer esconder algo, parece que mais evidente fica.


Existe um melhor lado para fotografar ou isso é mito? Como a pessoa pode descobrir qual é o seu melhor lado?

Para mim é mito a questão do lado. Ok, temos preferência em relação ao lado que preferimos repartir o cabelo e coisas desse tipo. Se for para se sentir melhor, mais confiante, então até acho que vale a pena fotografar desse lado. Mas é bobeira se prender a isto. Até porque o mais interessante é você conseguir ter variações de poses e depois se surpreender com o resultado.


Muitas pessoas não sabem o que fazer com as mãos na hora de fotografar. O que você sugere para parecer mais natural?

Acho que ajuda a dica da primeira pergunta, que é pensar em situações. Ou seja, se eu estou naquele lugar, o que eu estaria fazendo com as mãos?  Onde elas estariam ou poderiam estar? Tentar deixá-las naturais e dentro do contexto. As mãos também podem ser uma bengala às vezes, pois segurar algo, por exemplo, pode transferir a tensão que estamos sentindo para aquele objeto, deixando o rosto, por exemplo, mais relaxado.


Existe alguma posição melhor para a cabeça e pescoço, para não ficar com queixo duplo ou algum outro tipo de imperfeição?

Isso depende muito do ângulo do fotógrafo, e nesse caso a direção dele é que é essencial para evitar esses problemas. A experiência ajuda nestes detalhes, mas, para quem não é modelo, seguir as orientações do fotógrafo resolve também. O fotógrafo precisa estar atento a isso e falar para a pessoa.


A pessoa deve olhar diretamente para a câmera?

Sim e não. Não existe certo e errado, apenas o que funciona melhor para o objetivo de cada foto.


Como a pessoa deve escolher as roupas?

A produção e o estilo são fundamentais para o sucesso do ‘Photo shoot”. As roupas escolhidas precisam “funcionar” na câmera, e isso não tem receita, só testando mesmo. Costumo defender a teoria de que “menos é mais”. Não há necessidade de complicar. A roupa deve ajudar a pessoa a entrar naquele “personagem”. Funciona para mim. Escolha então as suas preferidas, as que te deixarem mais à vontade.