Imagem capa - VOU CASAR, E AGORA POR ONDE COMEÇAR?? por Cleber Anderson Brauner
Vou casar, e agora? por onde começar?

VOU CASAR, E AGORA POR ONDE COMEÇAR??


VOU CASAR, E AGORA POR ONDE COMEÇAR??



 

 

Surgiu o pedido de casamento e ficou a grande interrogação:  por onde começar????

Abaixo alguns itens pra facilitar seu planejamento e não deixar aquele stress pré- casamento.

 

 

 

CHECK LIST

? Ficar noiva – alianças

? Definir onde morar (escolher bairro, casa ou apartamento etc)

? Fazer a lista de convidados

? Contratar uma assessoria ou ir escolhendo quais profissionais contratar

? Decidir qual estilo de casamento irá querer:

  • Cerimônia religiosa
  • Cerimônia religiosa com efeito civil
  • Só civil
  • Cerimônia civil com juiz de paz e festa

? Ver documentação necessária no cartório:

  • CIC, RG e 2 testemunhas
  • Tipo de união:- comunhão de bens – comunhão parcial de bens –separação de bens – participação final nos aquestos

? Ver convites: procurar gráficas ou ateliês especializados

 

ONDE CASAR – IGREJAS – SINAGOGAS – TEMPLOS – SALÕES FESTAS – CHACARAS – FAZENDAS

? Procurar local para religioso (igreja, templo ou sinagoga)

? Qual será o local da festa? (Escolha a partir da capacidade de convidados e pelos serviços oferecidos: ar condicionado, sala da noiva, cozinha equipada, manobristas, acústica, estacionamento etc)

? Se feito na igreja:

  • Conhecer as regras da igreja
  • Fazer curso de noivos
  • Qual o celebrante (conheça e converse com o padre antes do dia da celebração de seu casamento)
  • Escolher Salmos e repertório de músicas para tocar no dia : – cortejo do noivo – pais e padrinhos – entrada da dama e pajem – clarins para entrada da noiva – benção das alianças – cumprimentos – saída dos noivos

 

PROCURANDO SEUS PRESTADORES DE SERVIÇO PARA O GRANDE DIA

- PARA IGREJA:

? Coral ou orquestra ( contratar por número de vozes e instrumentos- ver solista tenor ou soprano)

? Decoração corredor, altar e bancos (florista, passadeira)

? Manobristas

? Buquê

? Corsages, colocar nos padrinhos

? Assessoria para auxilio na cerimônia

? Carro para levar a noiva

? Fogos, bolhas de sabão, arroz etc

 

-  O BUFFET:

? Escolher o tipo de serviço que desejam:

  • Só um coquetel
  • Empratado ou à inglesa
  • À francesa
  • Jantar degustação- comidinhas
  • Caldos
  • Lanche da madrugada
  • Mesa de doces
  • Mesa de café da manhã etc

? Ver talheres,estilos de taças, cobre manchas etc

? Quantidade de garçons e cozinheiras

? Escolher cardápio

 

- O CERIMONIAL:

? Escolher que tipo de serviço deseja do cerimonial:

  • Assessoria completa do evento
  • Consultoria
  • Assessoria do último mês
  • Assessoria apenas no dia do evento

? Ver quantidade de profissionais no dia.

? Definir com o assessor onde colocar cada um deles (recepção, junto com noiva, junto com noivo, cozinha, mesa de bolo, banheiros etc)

? Definir com cerimonial R.S.V.P – Confirmação de presença dos convidados

 

- FOTOGRAFIA E FILME:

? Definir estilo de profissional que deseja: fotografo ou fotógrafa

? Definir estilo que querem as imagens: tradicional ou jornalísticas

? Definir estilo de filme que preferem: tradicional ou jornalístico

? Definir qualidade do filme e tipo de equipamento utilizado pelo profissional: Mini DV, HD, HDV, blu- ray.

? Fazer ensaio pré wedding pra decoração do hall de entrada com painéis, almofadas personalizadas etc

? Fazer clip retrospectiva com as fotos do casal (de crianças até a fase adulta), vale colocar cartoon para explicar como se conheceram.

? Definir lembranças: uma dica: a foto- lembrança do dia é muito interessante e os convidados adoram!

? Definir estilo de álbum oferecido, quantidade de imagens e edição do álbum.

? Ver o tempo e estilo de atendimento dos profissionais: – making of noiva e noivo – religioso – civil – festa

? Saber quem irá te atender no dia, se o próprio fotógrafo, free lance ou equipe.

 

- PARA RECEPÇÃO:

? Escolher decorador: Ver a ambientação da festa que deseja, tipo de flores, móveis utilizados, mesa do bolo e doces, arranjo de mesas, hall de entrada , bistrôs etc

? Escolher tipo de iluminação que deseja: a iluminação cênica faz toda diferença num evento.

? Escolher profissional de bolo e doces

? Escolher banda ou DJ ou os dois:

  • Escolher repertório do casal
  • Entre banda ou DJ qual melhor opção?
  • Se banda número de componentes e instrumentos,se tem palco, iluminação pra pista e palco, tipos de música que tocam e repertório etc
  • Televisão de plasma ou telão
  • Transmissão simultânea
  • Ver se o local da festa tem gerador
  • Pagamento de ECAD

? Escolher Bartendes : Ver o que oferecem, tipo de bebidas, frutas que utilizam e higiene e rapidez etc.

 

- DEFINIÇÕES EXTRAS:

? Degustação na pista

? Foto lembranças

? Bar de caipirinhas

? Havaianas

? Lembrancinhas

? Shows extras: Escola de Samba, apresentação de dança do ventre, escola de circos etc

? Entrega de brindes na pista de dança: marabus, tiaras, neons etc

? Cascata de chocolate

 

- O CASAL:

? Definir o figurino do casamento:

  • visitar lojas de vestido de noiva
  • vestidos das mães e madrinhas
  • definição do traje do noivo e dos padrinhos
  • definição do traje dos pajens e damas

? Definir cabelereiro e estilo de maquiagem (fazer teste antes)

? Ver dia da Noiva (massagem, drenagem, banhos etc)

? Dia do Noivo (existem barbearias especializadas em noivos)

? Enviar cartões Save the Date ( agente essa data) antecipadamente para seus convidados: ver com fotógrafo (a)

? Cartões de agradecimento dos presentes

? Fazer lista de presentes e escolher as lojas para colocá-la

? Definir chá de cozinha ou chá bar e o chá de langerie

? Definir roteiro para Lua de Mel

O pouco tempo é inimigo da perfeição. Por isso, procure os profissionais desejados e planeje seu casamento com no mínimo 1 ano de antecedência.

E o mais importante: exiga todos os contratos. Leia cada letrinha para não ter supresas depois.


fonte original: http://www.maristelacinefoto.com.br/blog/?p=851