VOU CASAR, E AGORA POR ONDE COMEÇAR??
Surgiu o pedido de casamento e ficou a grande interrogação: por onde começar????
Abaixo alguns itens pra facilitar seu planejamento e não deixar aquele stress pré- casamento.
CHECK LIST
? Ficar noiva – alianças
? Definir onde morar (escolher bairro, casa ou apartamento etc)
? Fazer a lista de convidados
? Contratar uma assessoria ou ir escolhendo quais profissionais contratar
? Decidir qual estilo de casamento irá querer:
Cerimônia religiosaCerimônia religiosa com efeito civilSó civilCerimônia civil com juiz de paz e festa? Ver documentação necessária no cartório:
CIC, RG e 2 testemunhasTipo de união:- comunhão de bens – comunhão parcial de bens –separação de bens – participação final nos aquestos? Ver convites: procurar gráficas ou ateliês especializados
ONDE CASAR – IGREJAS – SINAGOGAS – TEMPLOS – SALÕES FESTAS – CHACARAS – FAZENDAS
? Procurar local para religioso (igreja, templo ou sinagoga)
? Qual será o local da festa? (Escolha a partir da capacidade de convidados e pelos serviços oferecidos: ar condicionado, sala da noiva, cozinha equipada, manobristas, acústica, estacionamento etc)
? Se feito na igreja:
Conhecer as regras da igrejaFazer curso de noivosQual o celebrante (conheça e converse com o padre antes do dia da celebração de seu casamento)Escolher Salmos e repertório de músicas para tocar no dia : – cortejo do noivo – pais e padrinhos – entrada da dama e pajem – clarins para entrada da noiva – benção das alianças – cumprimentos – saída dos noivosPROCURANDO SEUS PRESTADORES DE SERVIÇO PARA O GRANDE DIA
- PARA IGREJA:
? Coral ou orquestra ( contratar por número de vozes e instrumentos- ver solista tenor ou soprano)
? Decoração corredor, altar e bancos (florista, passadeira)
? Manobristas
? Buquê
? Corsages, colocar nos padrinhos
? Assessoria para auxilio na cerimônia
? Carro para levar a noiva
? Fogos, bolhas de sabão, arroz etc
- OBUFFET:
? Escolher o tipo de serviço que desejam:
Só um coquetelEmpratado ou à inglesaÀ francesaJantar degustação- comidinhasCaldosLanche da madrugadaMesa de docesMesa de café da manhã etc? Ver talheres,estilos de taças, cobre manchas etc
? Quantidade de garçons e cozinheiras
? Escolher cardápio
- O CERIMONIAL:
? Escolher que tipo de serviço deseja do cerimonial:
Assessoria completa do eventoConsultoriaAssessoria do último mêsAssessoria apenas no dia do evento? Ver quantidade de profissionais no dia.
? Definir com o assessor onde colocar cada um deles (recepção, junto com noiva, junto com noivo, cozinha, mesa de bolo, banheiros etc)
? Definir com cerimonial R.S.V.P – Confirmação de presença dos convidados
- FOTOGRAFIA E FILME:
? Definir estilo de profissional que deseja: fotografo ou fotógrafa
? Definir estilo que querem as imagens: tradicional ou jornalísticas
? Definir estilo de filme que preferem: tradicional ou jornalístico
? Definir qualidade do filme e tipo de equipamento utilizado pelo profissional: Mini DV, HD, HDV, blu- ray.
? Fazer ensaio pré wedding pra decoração do hall de entrada com painéis, almofadas personalizadas etc
? Fazer clip retrospectiva com as fotos do casal (de crianças até a fase adulta), vale colocar cartoon para explicar como se conheceram.
? Definir lembranças: uma dica: afoto- lembrançado dia é muito interessante e os convidados adoram!
? Definir estilo de álbum oferecido, quantidade de imagens e edição do álbum.
? Ver o tempo e estilo de atendimento dos profissionais: – making of noiva e noivo – religioso – civil – festa
? Saber quem irá te atender no dia, se o próprio fotógrafo, free lance ou equipe.
-PARA RECEPÇÃO:
? Escolher decorador: Ver a ambientação da festa que deseja, tipo de flores, móveis utilizados, mesa do bolo e doces, arranjo de mesas, hall de entrada , bistrôs etc
? Escolher tipo de iluminação que deseja: a iluminação cênica faz toda diferença num evento.
? Escolher profissional de bolo e doces
? Escolher banda ou DJ ou os dois:
Escolher repertório do casalEntre banda ou DJ qual melhor opção?Se banda número de componentes e instrumentos,se tem palco, iluminação pra pista e palco, tipos de música que tocam e repertório etcTelevisão de plasma ou telãoTransmissão simultâneaVer se o local da festa tem geradorPagamento de ECAD? Escolher Bartendes : Ver o que oferecem, tipo de bebidas, frutas que utilizam e higiene e rapidez etc.
- DEFINIÇÕES EXTRAS:
? Degustação na pista
? Foto lembranças
? Bar de caipirinhas
? Havaianas
? Lembrancinhas
? Shows extras: Escola de Samba, apresentação de dança do ventre, escola de circos etc
? Entrega de brindes na pista de dança: marabus, tiaras, neons etc
? Cascata de chocolate
- O CASAL:
? Definir o figurino do casamento:
visitar lojas de vestido de noivavestidos das mães e madrinhasdefinição do traje do noivo e dos padrinhosdefinição do traje dos pajens e damas? Definir cabelereiro e estilo de maquiagem (fazer teste antes)
? Ver dia da Noiva (massagem, drenagem, banhos etc)
? Dia do Noivo (existem barbearias especializadas em noivos)
? Enviar cartões Save the Date ( agente essa data) antecipadamente para seus convidados: ver com fotógrafo (a)
? Cartões de agradecimento dos presentes
? Fazer lista de presentes e escolher as lojas para colocá-la
? Definir chá de cozinha ou chá bar e o chá de langerie
? Definir roteiro para Lua de Mel
O pouco tempo é inimigo da perfeição. Por isso, procure os profissionais desejados e planeje seu casamento com no mínimo 1 ano de antecedência.
E o mais importante: exiga todos os contratos. Leia cada letrinha para não ter supresas depois.
fonte original: http://www.maristelacinefoto.com.br/blog/?p=851