Imagem capa - 10 Vinícolas para casar na Serra Gaucha por Cleber Anderson Brauner
Dicas para casar na Serra GaúchaDicas para Casamento

10 Vinícolas para casar na Serra Gaucha

Conhecida como a “Toscana brasileira”, a Serra Gaúcha vêm conquistando cada vez mais o coração dos noivos. Casar em meio aos vinhedos pode ser a síntese perfeita entre o clima descolado de um casamento ao ar livre e a sofisticação das festas de família que zelam pela tradição. O fato é que, atentas à tendência dosdestination weddings, tão em alta entre os casais brasileiros, as vinícolas do Rio Grande do Sul investem em melhorias para expandir os negócios: não basta apenas produzir rótulos (já dignos de prêmios internacionais), as instalações precisam estar preparadas para receber casamentos. Tanto é que alguns locais já estão com a agenda cheia até 2017. Se trocar votos em uma vinícola com ares de Toscana (Itália) eProvence (França) está nos planos, confira a seleção colher de chá com 10 vinícolas para casar no Rio Grande do Sul:



Château Lacave

Local icônico de Caxias do Sul, o Château Lacave oferece toda a estrutura para quem sonha em se casar em uma aconchegante vinícola, mas com ares de castelo. A construção, inspirada em um castelo espanhol do século XI, conta com vários ambientes destinados a eventos, como o Salão Vip, com capacidade para até50 pessoas. Já o Salão Nobre, que acomoda até 100 pessoas, é ideal para casamentos com um número reduzido de convidados, enquanto que o Salão das Bandeiras, que comporta de 140 a 260 pessoas, é indicado para casamentos de porte maior.

– Nosso diferencial está na excelência no atendimento aos noivos e seus convidados e na alta gastronomia, servida em todos os eventos realizados no Château Lacave. Somos considerados referência na região nesses dois pontos. – explica Gilcéia Vebber, responsável pelos eventos no castelo.

 


      Créditos: Robison Kunz


Considerado referência quanto o assunto é buffet bem servido e com variedade de sabores, o castelo também dispõe dos vinhos e espumantes vindos diretamente de seus vinhedos, que apresentam oito variedades de castas. No final de 2015 será inaugurada outra área própria para eventos: o Salão Real, que acomodará até 180 pessoas.

Cave de Pedra

E se um castelo para se casar no Rio Grande do Sul já não fosse o bastante, que tal dois castelos? A vinícolaCave de Pedra, em Bento Gonçalves, também remonta um castelo em estilo medieval todo feito em basalto e ideal para abrigar os tonéis de vinho, devido às baixas temperaturas em seu interior. Lá, os noivos terão diversas possibilidades para realizar o grande dia, desde se casar ao ar livre na parte externa do castelo, que abriga um florido jardim, até trocar alianças em um espaço com vários barris de vinho como parte da decoração.

– Para atender os eventos no castelo, trabalhamos em parceria com o buffet Dalla Costa, que surpreende a todos os pratos de alta gastronomia e sabores inigualáveis. E pelo casamento ser em um vinícola, não faltarão os melhores vinhos e espumantes para os convidados. – garante a equipe de eventos no local.



Além dos ambientes para a realização da cerimônia, a vinícola Cave de Pedra também conta com salões próprios para eventos com paredes de pedra e capacidade para até 300 pessoas. Porém, uma peculiaridade: os noivos que tiverem interesse em se casar na vinícola precisam falar diretamente com o buffet Dalla Costa, que detem a agenda de eventos da vinícola.

Vinícola Don Giovanni

Outro cenário que quem pensa em casar em uma vinícola não pode deixar de conferir são os parreirais daVinícola Don Giovanni. São mais de 18 hectares de vinhedos, garantindo fotografias de tirar o fôlego e uma experiência mais do que apaixonante em meio à natureza. A vinícola ainda conta com um restaurante e um espaço para eventos, com capacidade para até 250 pessoas.


Além de ser um dos lugares mais bonitos para se casar em Bento Gonçalves, a Vinícola Don Giovanniconta com toda uma estrutura de pousada, que data de 1920, para receber os noivos e seus convidados na propriedade de uma forma bem intimista – já que a pousada tem apenas 7 quartos. A decoração vintage, cheia de móveis de época, é um ponto a mais na experiência de se hospedar na vinícola.

Vinícola Laurentia

Depois que Patrícia Bündchen, irmã da top model Gisele Bündchen, se casou na vinícola Laurentia em 2010, os casamentos em vinícolas entraram de vez no imaginário das noivas brasileiras. Também, com um cenário como esse, impossível não se encantar, não é mesmo? A vinícola, localizada a 40 quilômetros de Porto Alegre, no município de Barra do Ribeiro, oferece aos noivos um amplo salão que acomoda até 400 pessoas, além de uma linda área externa para a realização de casamentos juntos aos vinhedos. Para os eventos mais intimistas, o deck ao lado da piscina é o lugar ideal.



Créditos: Franco Rossi

E para quem preza por praticidade e não quer que o sonho de estar em uma vinícola passe rápido, o local também dispõe de 11 suítes especialmente pensadas para a acomodação de clientes da Laurentia – o que pode ser ideal para fotografar o making of dos noivos. A decoração do local ganha um charme a mais com as peças do artista plástico Carlos de Brito Velho, espalhadas por toda a vinícola.

Vinícola Luiz Argenta

Uma das vinícolas mais tradicionais do Sul, a Luiz Argenta já foi palco de vários casamentos, entre eles o mais especial: a união de Daiane Argenta, filha do proprietário da vinícola, e Bruno Bregoli – que o Colher mostrou com todo carinho AQUI. Com uma extensa área aberta bem ao lado dos vinhedos, a vinícola dispõe de um espaço exuberante e cheio de belezas naturais que pode acomodar até 800 convidados com muito conforto – e para 2016, os planos são de adicionar um espaço a mais para eventos em um terraço cobertocom capacidade para até 200 pessoas.

– O grande diferencial de um casamento realizado em uma vinícola é a exclusividade de fazer uma festa em um lugar diferente, inusitado e com esse clima europeu. A paisagem lembra muito a Toscana, e casar ao ar livre com a vista para os vinhedos e o pôr do sol nas colinas é uma experiência única. – conta Daiane Argenta, sócia da vinícola.


Localizada em Flores da Cunha, a 150 quilômetros da capital, Porto Alegre, a vinícola Luiz Argenta exibe todo o charme e o estilo europeu das cidades do interior, que fica ainda mais aflorada entre os meses deoutubro e março, quando os vinhedos estão no auge da beleza. Porém, para quem sonha em se casar nas terras da vinícola, é importante ter em mente que o local faz apenas a locação do espaço para o casamento. Toda a montagem da estrutura para o grande dia, assim como buffet e outros fornecedores, devem ser arranjados pelos noivos.

Vinícola Perini

Embelezando um pouco mais a cidade de Farroupilha está a Vinícola Perini. Com clima bem rústico e ambiente que remonta a época em que João Perini criou seus primeiros vinhos, o local está pronto para receber casamentos ao ar livre. Antes uma antiga cantiga, o sofisticado espaço Spazio Beatrice é conhecido pelos casamentos clássicos que realiza e tem capacidade para acomodar até 380 convidados e é rodeado por jardins, o que garante o clima romântico da celebração.


E como não poderia deixar de ser, a alta gastronomia é um ponto alto nos pequenos casamentos da Vinícola Perini, já que o local oferece aos convidados de casamentos com até 150 pessoas uma cozinha especializada em pratos consagrados da cozinha italiana e brasileira. Para casamentos maiores, é necessária a contratação de um buffet.

Vinícola Ravanello

Procurando por uma área ao ar livre com muitos vinhedos e uma vista de tirar o fôlego? A Vinícola Ravanello, em Gramado, é uma ótima pedida. Com 2,4 hectares de vinhedos, o local oferece aos noivos um amplo espaço externo de 600 m² para a realização de casamentos, além do Espaço Gourmet, destinado à celebrações com até 120 pessoas. Então, se a ideia é fazer a recepção em um local fechado, o ideal é que o casamento tenha poucos convidados, para que todos possam ficar acomodados com todo o conforto possível.



    Créditos: Renan Radici

Conhecida pela arquitetura rústica e elegante, que ganha um charme a mais com a lareira no Espaço Gourmet, a Vinícola Ravanello ainda oferece aos clientes estacionamento privativo, ambiente climatizado e uma cozinha industrial equipada e pronta para receber um buffet de porte maior do que a produção local, destinada para eventos com um número menor de convidados.

Vinícola Salvador

Perfeita para um casamento mais intimista e até mesmo para um miniwedding, a Vinícola Salvador, também localizada em Flores da Cunha, dispõe de um local com dois ambientes especialmente pensados para realizar eventos. Para os noivos que não desejam se casar entre os vinhedos e sim entre os tonéis de vinho, o salão térreo do prédio da vinícola é o lugar ideal: ali, cerimônias são celebradas com uma atmosfera rústica e aconchegante. Para a recepção, o andar superior conta com um salão clássico para um jantar aconchegante, comportando até 190 pessoas com conforto.

– A decoração da vinícola tem todo um resgate histórico das tradições sulistas, o que torna o espaço um ambiente clássico, elegante e aconchegante para a realização de qualquer evento. A qualidade superior dos vinhos e espumantes que serão servidos também dão um toque a mais no casamento. – conta Daniel Salvador, responsável pelos eventos na vinícola.


Créditos: Robison Kunz

          Créditos: Robison Kunz


Recentemente restaurada, a Vinícola Salvador oferece segurança particular na porta de acesso, estacionamento, cozinha voltada para a alta gastronomia, métre, um sommelier internacional para auxiliar na harmonização dos pratos e suporta integral dos proprietários durante o casamento. E para conseguir as melhores fotos, Daniel dá a dica: prefira os casamentos realizados no fim da tarde com as cortinas abertas, para que a linda luz avermelhada do pôr do sol ilumine o salão.

Villa Valduga

Conhecida por seus espumantes premiados, a Villa Valduga, em Bento Gonçalves, é uma grande opção para os casais que não abrem mão da paisagem dos vinhedos e do clima rústico da serra gaúcha como cenário para o casamento. E além de poder realizar a cerimônia na área de eventos da vinícola, que comporta uma média de 100 a 150 convidados, os noivos e seus convidados ainda podem ficar hospedados em uma das muitas pousadas do grupo Valduga. Mais praticidade e conforto, impossível.


Outra vantagem da vinícola é o Complexo Enoturístico do Brasil, verdadeiro circuito de eventos que, hoje, é uma das maiores atrações do Vale dos Vinhedos. Lá, os noivos e seus convidados poderão viver uma verdadeira experiência gastronômica e imersão no mundo dos parreirais, com a possibilidade de participar de um momento único: a colheita das uvas.

Hotel & Spa do Vinho Caudalie

Apesar de não ser uma vinícola propriamente dita, o Hotel & Spa do Vinho Caudalie, também em Bento Gonçalves, é famoso por já ter sido palco de muitos casamentos na serra gaúcha – tanto que, em 2012, faturou o título de “Melhor Destino para Casamentos” pela imprensa local. O complexo, reconhecido por seu requinte e sua capacidade de fazer cerimônias únicas, conta com um centro de eventos para até 300 convidados, além de uma carta de vinhos e espumantes de dar inveja, com diversos títulos nacionais e internacionais – apesar de ter a Vinícola Miolo como sócia.


A alta gastronomia também está presente no Hotel & Spa do Vinho Caudalie, cujos pratos são assinados pelo chef Gianni Foscarini. E para aproveitar todos os benefícios que o local tem a oferecer, os noivos e seus convidados podem ficar hospedados no hotel, que fica dentro da área cheia de vinhedos. Além disso, a noiva também poderá relaxar no grande dia com o Day Spa Caudalie.